Aves em Noronha

Em Noronha, na praia da Cacimba do Padre, uma das preferidas dos surfistas, tendo os morros Dois Irmãos ao fundo, pode-se visualizar a imagem mais notória de que estamos numa maravilha natural: um engarramento de aves no céu.

São muitas aves, que dão a idéia de um congestionamento aéreo. Parecem gaivotas, mas são, na verdade, famílias de aves como o rabo-de-junco ou a catraia. Em ambas, um detalhe lindo de ser visto de longe: são animais com penas de rabo longas. Bailam no céu elegantes.

O arquipélago de Noronha abriga as maiores colônias reprodutoras de aves entre as ilhas oceânicas do Atlântico Sul tropical. Muito mais notória por ser um “berçário” marítimo, Noronha é também uma “maternidade” aérea de aves. O único registro de reprodução da pardela-pequena (puffinus assimilis), por exemplo, ocorre no arquipélago. Há, também, habitando as pedras e as áreas rasteiras das praias, espécies de aves parentes dos pelicanos: os muembos branco e marrom.

Obviamente que existe um custo para se manter tal conjunto de fauna e flora observável. Há um fluxo migratório controlado de turistas em Noronha (cerca de mil por mês) e a instituição de uma Taxa de Proteção Ambiental, que é “destinada a assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do arquipélago”, segundo lei estadual.

Desde 1984, existe uma unidade do Centro Nacional de Conservação e Manejo das Tartarugas Marinhas (Tamar), que zela pelas fêmeas, ovos e ambientes de reprodução de tartarugas. Esses animais são protegidos por decreto-lei que estabelece a proibição da captura, pesca e molestamento de todas as espécies em águas brasileiras.

Ver mais sobre aves de Noronha.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: