Atrasos nas obras do aeroporto de Noronha

As obras de ampliação do Aeroporto de Noronha estão paralisadas desde janeiro deste ano e sem data certa para recomeçar. Sem recursos para concluir a obra, orçada em R$ 800 mil, a Secretaria Estadual de Transportes de Pernambuco deu ordem para a Universo Empreendimentos suspender os trabalhos.

O aeroporto de Noronha não é operado pela Infraero, estatal federal que cuida da maioria dos aeroportos do Brasil, e por isso não recebe recursos do orçamento federal.

Enquanto a pendência não se resolve, os turistas que visitam a ilha são obrigados a enfrentar sol e chuva numa área de check-in improvisada do lado de fora do aeroporto.

A ampliação do aeroporto de Noronha vem se arrastando desde 2006, quando foi licitada. O início das obras, entretanto, ocorreu somente em agosto de 2008; a previsão de execução era de 150 dias, com término no início de 2009.

Mas a falta de recursos não foi o único causador de atrasos. As chuvas bem acima da média na ilha no ano passado e a dificuldade de navios para fazer o transporte de material também contribuiram para atrasar a obra. A previsão, antes do corte de recursos, era que a reforma estaria pronta no final do ano, antes da próxima temporada de verão.

O Aeroporto de Noronha completou uma década este ano. No início das operações, o aeroporto recebia apenas aeronaves modelo Brasília, com capacidade para 30 passageiros cada uma. Hoje, o fluxo médio de embarques e desembarques é de 376 passageiros por dia, o que torna o aeroporto claramente insuficiente para suprir as demandas da ilha.

Por isso, a administração já planeja uma segunda fase de expansão; Com previsão para licitação no início de 2010, essa segunda etapa de ampliação deve permitir que o espaço ofereça condições adequadas ao turista.

O investimento de R$ 4,5 milhões deve proporcionar uma reforma geral no lugar, incluindo a mudança do leiaute, climatização, instalação de sistemas de som, segurança e informática, equipamento de raio x, esteira rolante, novo mobiliário, reforma dos banheiros, construção de uma subestação de energia elétrica e uma expansão de 750 m² de área.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: