Resquícios da presença militar americana em Noronha

As variações no clima e as fortes chuvas que caíram no Arquipélago de Fernando de Noronha este ano trouxeram à superfície uma relíquia histórica: parte das ferragens de uma embarcação utilizada pelos americanos na Segunda Guerra Mundial emergiu na Praia do Sueste.

Durante o conflito, Fernando de Noronha serviu de base para os Estados Unidos; os destroços não eram vistos há mais de 40 anos pelos visitantes e moradores da ilha.

De acordo com informações de representantes do Parque Marinho Nacional de Fernando de Noronha, a ressaca das marés provocou a retirada da areia que cobria os destroços. Durante a maré baixa, é possível ver parte das ferragens à beira-mar; a parte da embarcação descoberta tem aproximadamente 30 centímetros de altura por eis metros de comprimento. O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, órgão federal encarregado do estudo e conservação da biodiversidade, estima queoutros dois metros estejam soterrados.

Os destroços não podem ser removidos com o auxílio de máquinas pesadas, por causa do impacto ambiental: o navio naufragado já abriga diversos organismos marinhos, e está próximo a uma área de mangue.

Nos próximos meses, a maré média subirá e os destroços ficarão invisíveis. Para evitar acidentes, técnicos do Parque Marinho Nacional de Fernando de Noronha colocaram bóias, informando aos banhistas os perigos de passar pelo local.

Há suspeitas de que o navio servisse para o desembarque dos militares americanos. “Após a retirada das tropas, os americanos abandonaram e destruíram muitas coisas. É o que pode ter acontecido com esse navio, já que ele está na Baía do Sueste, onde ficava a base militar”, contou a historiadora Marieta Borges.

A base americana, construída em 1942, manteve mais de 300 homens abrigados na ilha. “Os militares americanos utilizam a base de Noronha para observação dos submarinos alemães”, informou Marieta Borges; com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a base foi desativada.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: