Pesquisas marinhas em Noronha

Nesse mês de julho, o programa O Globo Universidade gravou um programa em Noronha. Os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello cobriram, como é de rigor em Noronha, as belezas naturais da ilha, mas foram além: documentaram as diversas pesquisas que são conduzidas no lugar.

Para assistir ao programa, visite essa página do Globo Universidade e clique no programa de 25/07: Noronha.

O programa mostra que Noronha atrai pesquisadores de várias instituições do País.

Bianca, por exemplo, mergulha com pesquisadores para mostrar de perto as tartarugas marinhas, que encontram em Noronha o abrigo ideal para pôr seus ovos.

A apresentadora conversa com alunos de ciências biológicas da Universidade Federal da Bahia e da Universidade de Passo Fundo, além de pesquisadores do projeto Tamar. Eles explicam como funciona o sistema de identificação e rastreamento dos animais, além do trabalho de conscientização de turistas sobre a importância de se preservar o ambiente visando a procriação das tartarugas.

Enquanto isso, André vai em busca dos golfinhos rotadores, espécie que encanta os mares com seus saltos diferentes dando volta no ar. O repórter conversa com Marina Tischer, mestranda em psicobiologia da UFRN, e com José Martins, coordenador do projeto Golfinho Rotador. Eles explicam como é o trabalho de monitoramento dos animais e revelam como funciona o complexo sistema de comunicação que os golfinhos compartilham.

Assistir a esse programa é uma excelente maneira de se inteirar da importância científica de Noronha, e ajudar a entender a importância da preservação ambiental do arquipélago.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: